Alguma coisa acontece: sempre algo novo para fazer em SP
Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez em SP?
🔍 O novo à uma esquina de distância
Por Matheus Lima, produtor de conteúdo do @vivasp_cultura
Já se passaram quase três anos desde o momento em que entrei na equipe do Viva SP Cultura. Nesse meio tempo já cobri algumas centenas de pautas, entre exposições, shows, concertos, peças, musicais, experiências, visitas guiadas... a quantidade de memórias é imensa (e a pasta do drive com todos os registros também). Foi pelo Viva que pude conhecer essa cidade cada vez mais, e entender como a maior cidade da América do Sul pulsa em uma programação infindável.
E ainda assim, no sábado, eu fiz uma coisa pela primeira vez. E isso para mim é incrível – como em meio a tantas atividades, São Paulo apresenta sempre uma possibilidade nova, uma vivência única, um novo espaço para conhecer. E nem precisei ir tão longe para desbravar esses novos caminhos – na verdade, só precisei cruzar a rua.
Me explico: estou encerrando a graduação em Psicologia na USP. Meu instituto fica bem pertinho da Praça do Relógio, no coração da Cidade Universitária. Já cruzei a praça inúmeras vezes a caminho do bandejão, ou para pegar o circular, mas nunca tinha entrado no Auditório Camargo Guarnieri. O nome do espaço homenageia o grande compositor que idealizou o projeto da OSUSP, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, de quem foi o primeiro regente.
Já quase me formando, entrei no último sábado em um lugar da USP que ainda não conhecia, para ver uma programação que em meus anos de produtor de conteúdo ainda não tinha visto – um concerto da orquestra da minha universidade. No programa, uma estreia brasileira de um compositor chileno, “Suite Patagonia” de Horacio Salinas, e a apresentação de uma das minhas obras favoritas, “Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos.
Ali, sentado na plateia do Auditório, pensei como as duas obras conversavam entre si e com minha experiência, ali, naquele momento. Tanto Villa quanto Salinas compuseram a partir da forte impressão que o ambiente vasto da natureza latino-americana os causou. As melodias se expandem em amplas paisagens, repletas de sons, cores, formas e vidas. A cada movimento, um novo cenário se descortinava. E mesmo tendo explorado por tantos caminhos esta Selva de Pedra, ali estava eu em um novo lugar, vivenciando uma nova forma de me relacionar com a cultura, de modo tão bonito e tão vívido. E o melhor de tudo: completamente gratuito.
Esse texto é um relato, mas é também um convite. Te convido, claro, a conhecer o trabalho da OSUSP e frequentar a programação gratuita que a orquestra realiza na Cidade Universitária. Mas te convido também a se deixar levar pelo novo, pelo desconhecido, pelas possibilidades que a cidade nos oferece, a cada dia, de forma ininterrupta. A Paulicéia Desvairada pode assustar com sua imensidão. Mas ela também pode convidar à uma atitude ativa, de cuidado, atenção e contínuo (re)conhecimento. O novo pode estar à uma esquina de distância.
🚦 Farol Verde
Vale se programar para acompanhar de perto os últimos concertos do semestre da OSUSP:
🎤 Concerto 90 anos USP: Como parte da celebração dos 90 anos da Universidade de São Paulo, a cantora Marisa Monte se une à OSUSP em um concerto inédito e imperdível no sábado, 22 de junho, às 15h, na Praça do Relógio da USP. O concerto é aberto a todos, não apenas aos estudantes, e não é necessário reservar ingresso. É só chegar e aproveitar!
📍 Praça do Relógio da USP, Cidade Universitária
🗓️⏰ Sábado, 22 de junho, às 15h
🎟️ GRATUITO
🧸 Doações são bem-vindas: 1kg de alimentos não perecíveis OU agasalhos OU um brinquedo novo
🔭 Música e Ciência: O concerto Cosmogonias Sonoras abordará as diferentes perspectivas de criação do Universo, dos mitos fundadores da humanidade à visão empírica e científica. O programa inicia com Criação: Abertura – A representação do caos, de Joseph Haydn, seguindo por Sinfonia dos orixás: II. Manifestação dos orixás: No. 13, Iansã, de Almeida Prado, Abertura Zemira, de José Maurício Nunes Garcia, e finaliza com Abertura Helios, de Nielsen, e Eclíptica – Treze constelações sinfônicas, de Mateus Araujo. O concerto ainda contará com a participação de docentes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) para uma breve discussão sobre as ciências cosmológicas.
📍 CDI USP (Centro de Difusão Internacional): Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Butantã
🗓️⏰ Sábado, 29 de junho, às 16h
🎟️ GRATUITO, mediante retirada de ingresso pelo site a partir de 24/06 (a partir das 16h)
🎭 Para outras dicas do que fazer em São Paulo, não deixe de conferir a edição com as experiências culturais de junho:
🌽 Agora, se é festa junina que você procura, temos o guia certo para você:
🎭🔒 Clube da Cultura
Em uma cidade infinita como São Paulo, pricipalmente em se tratando de programas culturais, muitas vezes é difícil saber o que priorizar, não é mesmo? Isso, sem contar quando você descobre o evento somente depois que os ingressos esgotaram ou a data já passou...
Para evitar esse tipo de enrascada e nervoso, você pode contar com o nosso Clube da Cultura! A gente faz a curadoria do que vale mesmo a pena e te entrega todas as informações na mão, já com dicas e link para compra dos ingressos.
Por exemplo, sabia Shakespeare completaria 460 anos em 2024 e tem um série de experiências culturais em SP em celebração à data? Os assinantes do Clube da Cultura receberam uma curadoria especial a respeito na semana passada:
E, semana que vem, SPOILER, será enviado para os assinantes um guia especial sobre a Liberdade com lugares que realmente valem a visita. Restaurantes com história e tradição, livrarias e mercados frequentados pela comunidade nipônica, ou seja, nada daqueles lugares virais das redes sociais por vezes insossos ou lotados de cream cheese (nada contra, mas vamos combinar que a adição de cream cheese é uma coisa bem brasileira, né).
Você pode assinar o Clube da Cultura aqui pela newsletter ou pelo próprio Instagram. Os conteúdos e benefícios são exatamente os mesmos para as duas modalidades de assinatura, ok?
Se tornar um membro do Clube da Cultura custa apenas R$7,90 por mês, ou seja, menos que um pão na chapa e uma média.
Para assinar aqui pela newsletter, basta clicar aqui.
Se preferir assinar pelo Instagram, é só clicar no botão ASSINAR no canto superior direito das nossas publicações. Esse post aqui explica direitinho:
Obrigado por nos ler!
E aí, já conhecia a OSUSP? Conta pra gente aqui pela caixa de comentários:
Semana que vem a gente volta com mais causos, impressões e experiências culturais em São Paulo.
Ah, e não esquece: quer nos ajudar a fazer a Alguma Coisa Acontece chegar até mais gente? Então aproveita para indicar para os amigos!!
A Alguma Coisa Acontece é a newsletter do canal autoral e independente Viva São Paulo | Cultura e reúne histórias, causos, reflexões, experiências culturais e o que fazer em São Paulo. Afinal de contas, sempre acontece alguma coisa em SP!