Alguma coisa acontece: no novo prédio do MASP
O Edifício Pietro Bardi, o novo prédio do MASP, abre na sexta para o público
🏢 O novo prédio do MASP
por Alana Carvalho, editora do @vivamaiscultura
Nem todo mundo sabe, mas o MASP não começou na Av. Paulista.
Inaugurado em 1947, a primeira sede do Museu de Arte de São Paulo era na rua 7 de Abril, na região central da cidade. Num primeiro momento, o museu ocupou o 2º andar do edifício dos Diários Associados, de propriedade de Assis Chateaubriand - fundador do museu -, mas em pouco tempo expandiu e conquistou novos andares no edifício.
Foi somente em 1968 que o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista. Agora, mais de meio século após o último grande ponto de virada do MASP, na sexta-feira, 28 de março, o museu abrirá oficialmente para o público o seu segundo edifício próprio, ao lado do edifício-sede projetado por Lina Bo Bardi, o Edifício Pietro Bardi!
E o que muita gente se pergunta é:
Precisava mesmo de outro edifício?
Antes de responder essa pergunta, deixa eu te contar que o MASP possui o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul e um dos mais importantes acervos de arte do Sul Global, com uma coleção que reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Até o final de 2024, no edifício que agora passa a se chamar Lina Bo Bardi em homenagem à arquiteta que o projetou, era possível exibir apenas 1% de toda a coleção.
O novo edifício, que leva o nome do primeiro diretor do museu, Pietro Bardi, vai aumentar em 66% a capacidade de exposições do MASP, sendo 5 novos andares como espaço expositivo para explorar e propor novos olhares e imersões no acervo e história da instituição. No momento de abertura do novo edifício, serão cerca de 170 obras expostas, algumas inéditas ou não expostas ao público há mais de uma, duas décadas.
E quais serão as exposições de abertura do Edifício Pietro Bardi?
🟣 Histórias do MASP: revisita mais de 70 anos da trajetória do museu, refletindo sobre sua contribuição para a arte e a museologia moderna.
🟣 Artes da África: a exposição apresenta pela primeira vez para o púbico um expressivo acervo de estatuetas, máscaras e objetos cotidianos da África Ocidental, ressaltando a diversidade cultural do continente.
🟣 Geometrias: a mostra enfatiza a relação entre arte e geometria e reúne mais de 50 obras que exploram o impacto das vanguardas construtivas e sua influência contemporânea.
🟣 Pierre-Auguste Renoir: A exposição apresenta 12 pinturas e uma escultura, expostas juntas pela última vez há 23 anos, do artista impressionista. A mostra abrange praticamente toda a carreira do artista francês.
🟣 Isaac Julien - um maravilhoso emaranhado: A instalação de Isaac Julien explora o legado da arquiteta Lina Bo Bardi, com vídeos que combinam imagens de seus edifícios e reflexões filosóficas. O trabalho inclui performances de diferentes artistas como Fernanda Montenegro e Fernanda Torres interpretando a arquiteta.
Aiii, mas é um grande bloco cinza!
Eu também não amei a arquitetura no princípio, te entendo! Mas minha visão mudou completamente depois que visitei o Edifício Pietro Bardi. O conceito e a proximidade com a arquitetura do prédio da Lina ficam muito mais evidentes e você passa a entender a complementaridade entre os dois edifícios: o volume retangular, o concreto aparente, o piso preto. E, propositalmente para não roubar o protagonismo da arquitetura de Lina, o Edifício Pietro Bardi é inteiramente revestido por chapas metálicas pretas e sem qualquer vestígio do vermelho. Confia e vai de coração aberto, talvez você se surpreenda!
Vale ainda dizer que os dois edifícios serão conectados por uma passagem subterrânea, mas que só deve ser entregue no segundo semestre.
1 mesmo ingresso dará acesso aos dois edifícios e à todas as exposições do MASP. Atualmente o ingresso do MASP sai R$37 (meia) e R$75 (inteira), com gratuidade nas terças-feiras e sextas, das 18h às 21h. Inclusive, o horário gratuito nessa sexta já dará acesso ao novo edifício, fica a dica!
Os ingressos antecipados podem ser reservados ou comprados pelo site oficial do MASP.
E como está a animação por aí para conhecer o novo edifício do MASP?
👋🏾 Até semana que vem!
Se você chegou até aqui, muito obrigada por nos ler! Semana que vem a gente volta com mais experiências culturais, causos e acontecimentos da nossa grande Essepê!
Sentiu falta de alguma programação cultural, ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica extra para nos sugerir? É só responder este e-mail ou deixar um comentário através do botão abaixo:
Quer nos ajudar a fazer a palavra da Alguma Coisa Acontece chegar até mais gente? Compartilha com os amigos!
Chegou aqui e ainda não recebe nossas edições abertas? É só clicar no botão abaixo e se inscrever:
adorei essa edição! curiosa para conhecer o novo prédio... vou indicar essa leitura :)