Alguma coisa acontece: no escurinho do cinema
... chupando drops de anis. Longe de qualquer problema, perto de um final feliz! Uma ode aos cinemas de rua e à cena audiovisual de SP.
A edição de hoje é especial sobre CINEMAS! Cinemas de rua, histórias que fazem rir de nervoso e um espiadinha na produção audiovisual da cidade. Pega sua pipoca, se acomoda e vem curtir a o cinema em São Paulo!
Farol Verde
Filmes para ver nos cinemas de rua, no museu, no parque ou mesmo em casa.
🌳 Cine na Praça (no parque, no caso): O Cine na Praça nasceu em 2011 na Praça Victor Civita, em Pinheiros, e organiza sessões de cinema ao ar livre GRATUITAS. O projeto cresceu e, atualmente, as sessões acontecem no Parque do Povo nas quintas-feiras, às 19h. Os próximos filmes são sempre anunciados na página oficial no Instagram.
🦖 Spielberg no CCBB SP: Grande retrospectiva dedicada a um dos diretores mais populares da história do cinema: Steven Spielberg! Ao todo são 31 longas-metragens de ficção do diretor, com ingressos a R$10. A mostra de filmes segue em cartaz no cinema do CCBB SP até 27/03 e os ingressos são liberados semanalmente (sempre na sexta-feira, às 12h). Programação completa e ingressos aqui.
🎥 Mais Spielberg: Nesse sábado, 11/03, o CineSesc exibe o Especial Indiana Jones, uma sequência de três filmes da franquia Indiana Jones: “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984) e “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989). Aliás, sabia que o segundo filme de Indiana Jones foi a produção de estreia do ator vietnamita Ke Huy Quan, favorito ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”? Os ingressos para o Especial Indiana Jones podem ser comprados no site do CineSesc.
🍐 Mostra Marília Pêra: O MIS - Museu da Imagem e do Som - homenageia a atriz Marília Pêra com uma mostra de cinema até domingo, 12/03. Ao todo são 14 longas-metragens da década de 1960 até os anos 2000 que contaram com a artista no elenco. Entre os filmes estão: Pixote, a lei do mais fraco (1980), Jenipapo (1995) e Central do Brasil (1998). Os ingressos são GRATUITOS e devem ser retirados na bilheteria do MIS uma hora antes de cada exibição. Programação completa aqui.
🎬 OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros: A mostra acontece de 15 a 22 de março no CineSesc, com mais de 50 filmes realizados por cineastas negras e negros. Além das exibições de filme, ainda rolam debates, sessões especiais e encontros com profissionais do cinema no CineSesc, Sesc Belenzinho e Sesc Vila Mariana. A mostra ressalta a importância histórica do audiovisual para a decolonização do olhar. Para acessar a programação completa, basta clicar aqui.
🚗 Old but Gold: Pulp Fiction, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Cisne Negro, Poderoso Chefão e outras tantas joias (muito melhores do que as da ex-primeira dama), ao lado de filmes que estão na disputa pela estatueta do Oscar nas próximas semanas no Cineclube Cortina. E, vale lembrar que o esquema do ingresso é aquele “pague-quanto-puder”.
🛋️ Para ver em casa: O CCSPlay, o streaming gratuito do CCSP - Centro Cultural São Paulo - apresenta a mostra O Cinema do Futuro de Kiyoshi Kurosawa, um diretor nada convencional e muito conhecido por seus primeiros trabalhos ligados ao terror e suspense, até 15/03. E, para os cinéfilos de plantão, uma boa notícia: a newsletter
, da Gaía Passareli, junto com o Mubi, estão oferecendo 30 dias de graça para conhecer a plataforma de filmes.