Alguma coisa acontece: guia da Jornada do Patrimônio 2023
Mais de 15 indicações para aproveitar a Jornada do Patrimônio 2023
Nota da editora: A Jornada do Patrimônio acontce no próximo final de semana, 19 e 20/08, mas como muitas atividades requerem inscrição prévia, resolvemos adiantar esse guia em parceria com a querida amiga Aline, da página @patrimoniosp, assim dá tempo de todo mundo se organizar e aproveitar bastante o evento!
O que fazer na Jornada do Patrimônio 2023?
Por Aline Isabele do @patrimoniosp
A Jornada do Patrimônio é, sem dúvida, o evento que eu mais gosto no ano e ouso dizer que fico mais ansiosa por ela do que pelo meu próprio aniversário. rs
A primeira vez que participei foi em 2016 e logo me apaixonei pela possibilidade de visitar alguns casarões que sempre tive vontade mas que normalmente são fechados para o público. E olha que na época eu não sabia que o evento ia muito além das visitas em imóveis tombados como patrimônio histórico...
Desde então, tenho participado todos os anos e a melhor parte é que aos poucos meus amigos também foram se interessando e, atualmente, temos um grupo com mais de 10 pessoas que se reúnem anualmente para explorar São Paulo durante a Jornada do Patrimônio!
Mas, afinal, o que é a Jornada do Patrimônio?
É um evento organizado e financiado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e tem como principal objetivo valorizar o patrimônio histórico da cidade, além de fortalecer e resgatar as tantas memórias de SP.
Todas as atividades são completamente GRATUITAS (algumas requerem inscrição prévia) e a Jornada normalmente é realizada no terceiro final de semana de agosto, já que no dia 17/08 comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
E o que exatamente acontece nesse final de semana do evento? Diversos imóveis históricos, incluindo alguns edifícios e locais privados, são abertos para visitas, guias de turismo e especialistas em assuntos históricos oferecem tours e roteiros de memória pela cidade, além de palestras e diferentes atividades oferecidas pelos equipamentos culturais da cidade e que tenham relação com o patrimônio histórico.
Já deu para entender por que a Jornada do Patrimônio é apaixonante, né?
A programação oficial já está disponível e são muitas, mas muitas atividades mesmo e em todas as regiões da cidade.
Para facilitar, separei alguns imóveis que já visitei em edições anteriores e recomendo, além de roteiros bem interessantes que integram a programação desse ano:
🔹VISITAS A IMÓVEIS TOMBADOS🔹
🏠 Faculdade do Largo de São Francisco:
A Faculdade de Direito foi criada em 1827 e sempre ocupou o Largo São Francisco. O imponente prédio que vemos hoje em dia foi construído na década de 1930 e possui escadas com vitrais incríveis produzidos pela Casa Conrado, além de vários espaços com mobiliários confeccionados pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Entrar no edifício é fazer uma verdadeira viagem no tempo. Cada detalhe impressiona e os vitrais nas escadas são apaixonantes.
📍 Endereço: Largo São Francisco, 95, Centro (pátio interno)
🗓 Data e horário: 19/08 às 10h
⚠️Inscrição: No local, 30 minutos antes
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp
🏠 Palácio do Comércio:
O Palácio do Comércio, que pertence à Fecap (Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado) e fica poucos metros de distância do Largo São Francisco, também merece uma visita! O imóvel foi construído em 1908 e é um raro exemplar do estilo Art Nouveau na cidade. Embora seu interior não seja tão imponente quanto a faculdade vizinha, os detalhes também impressionam. Durante a visita é possível ver vários objetos históricos, documentos, medalhas e móveis de época, além de um cofre de 1902 que ninguém nunca conseguiu abrir… será que pode ter algo valioso dentro?
📍 Endereço: Largo São Francisco, 19 - Centro Histórico
🗓 Data e horário: não divulgado ainda
⚠️Inscrição: não divulgado ainda
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp / @fecap
🏠 Museu do Tribunal da Justiça:
O museu fica no Palacete Conde de Sarzedas, um casarão de 1890 na Liberdade. Acredite, é um dos palacetes mais bonitos de São Paulo, mas pouca gente conhece. O museu guarda importantes objetos e coleções que preservam e divulgam a criação e evolução do Poder Judiciário Paulista.
📍 Endereço: Rua Conde de Sarzedas - Sé
🗓 Data e horário: 19 e 20/08 às 10h, 13h30 e 15h30
⚠️Inscrição: no local, 30 minutos antes de cada sessão.
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp
🏠 Edifício Ermírio de Moraes:
O edifício atualmente abriga a secretaria da agricultura e, além de lindo, tem muita história curiosa para contar! O local já foi o antigo Hotel Esplanada, inaugurado em 1923 e projetado pelo mesmo arquiteto do Copacabana Palace. Por estar muito próximo ao Teatro Municipal, muitos artistas se hospedavam lá. Reza a lenda que existia um túnel subterrâneo que levava as estrelas do Municipal direto para o teatro, sem precisar sair na rua. A visita é muito interessante, cheia de fofocas históricas e até algumas histórias duvidosas… sem spoiler por aqui! 👀
📍 Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254, Centro
🗓 Data e horário: 19 e 20/08 às 10h, 13h e 15h.
⚠️Inscrição pelo site oficial
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp
🏠 Centro Histórico do Edifício Mackenzie:
Construído na década de 1890, abrigou a primeira Escola de Engenharia privada do país. O edifício é repleto de histórias curiosas, além de abrigar uma biblioteca que parece ter saído dos filmes de Harry Potter! Para não-mackenzistas, a Jornada do Patrimônio é uma oportunidade única de visitar o local e a tão famosa biblioteca.
📍 Endereço: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Prédio 1 - campus Higienópolis – Rua Maria Antônia, 307
🚨 Ainda não foram divulgadas informações sobre as visitas e participação na Jornada do Patrimônio 2023, mas vale acompanhar a página @mackenzie1870 para não perder os comunicados.
🔹ROTEIROS🔹
Além das visitas a imóveis históricos, os roteiros e caminhadas sempre surpreendem também!
Eu amo fazer tours e roteiros com guias de turismo em São Paulo e tem algumas opções bem interessantes na programação da Jornada do Patrimônio 2023:
👋A Stamatia do @sobolharessp é especialista no bairro do Bom Retiro e tem o melhor tour que eu já fiz na região! E olha que já fiz outros 4 roteiros com guias e temáticas diferentes…
🧭 Roteiro Jornada 2023: Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico: Encontro de povos
📍 Ponto de partida: Metrô Tiradentes - Saída lado Fatec (Área externa) - Av. Tiradentes, 551 - Bom Retiro
🗓 Data e horário: 19/08, às 10h
⚠️Inscrição: via e-mail: kouli@uol.com.br
👉🏾 Mais informações em @sobolharessp e na programação oficial da Jornada.
👋 A Nádia do @arredoressp, sempre oferece tours incríveis! Já participei no passado do Memórias da Música Boêmia à Paulistana… sensacional! Recomendo muito os roteiros com ela!
🧭 Roteiro Jornada 2023: MEMÓRIA E RESISTÊNCIA CULTURAL: História da Ditadura Militar pelas ruas de SP
📍 Ponto de partida:Estação de Metrô Higienópolis-Mackenzie - R. da Consolação - Consolação
🗓 Data e horário: 19/08, às 9h
⚠️Inscrição: via formulário
👉🏾 Mais informações em @arredoressp e na programação oficial da Jornada.
👋 A @danielacostadornfeld, uma super arquiteta que conhece muito bem Higienópolis, realizará uma conversa esse ano bem interessante, além de um roteiro pelo bairro! Já participei de tours com ela em 2021 (sobre os Barões do Café) e foi ótimo!
🧭 Roteiro Jornada 2023: Higienópolis da virada do século XIX para o XX (20/08, 10h)
📋 Palestra/Curso: A Memória da Produção Arquitetônica Paulista Art Nouveau (19/08, 10h)
📍 Palestra: Biblioteca Mário Schenberg (R. Catão, 611 - Vila Romana) | Ponto de partida do roteiro: Estação de Metrô Higienópolis-Mackenzie (R. da Consolação - Consolação)
🗓 Data e horário: 19 e 20/08, às 10h
⚠️Inscrição: via e-mail: arqdanielacosta@gmail.com
👉🏾 Mais informações na programação oficial da Jornada.
👋 A @mairosin, historiadora, traz à tona memórias ocultas de mulheres que viveram do meretrício e tiverem o registro de suas histórias invisibilizadas na cidade e por seus governantes.
🧭 Roteiro Jornada 2023: As que morrem de amor: gênero e prostituição na São Paulo do início do século XX
📍 Ponto de partida: Prefeitura de São Paulo, Viaduto do Chá, 15
🗓 Data e horário: 19/08, às 14h
⚠️Forma de inscrição: via formulário
👉🏾 Mais informações na programação oficial da Jornada
👋 A Thais, do @mulheres.viajantes é guia, historiadora e faz roteiros bem legais! Já participei do tour “Centro pelo olhar das mulheres” e recomendo todos os tours com ela!
🧭 Roteiro(s) edição 2023: Caminhada Cultural São Paulo, Terra Indígena (19/08, 10h) / Musas ou Artistas? (19/08, 14h) / Caminhada Histórico-Cultural O Centro pelo Olhar das Mulheres (20/08, 10h)
📍 Ponto de partida: depende do roteiro
🗓 Data e horário: 19 e 20/08
⚠️Inscrição: via Sympla
👉🏾 Mais informações em @mulheres.viajantes e na programação oficial da Jornada.
👋 O Eduardo Polidori, historiador que trabalhou no novo Museu do Ipiranga, ministra cursos, palestras e tours bem interessantes. O que passa pelo bairro de Santana, na zona norte, é imperdível!
🧭 Roteiro(s) edição 2023: Santana - 3 Séculos em 3 Horas (19/08, 10h)
📋 Curso/Palestra: Pintando o "descobrimento" do Brasil: museus e imaginação histórica (20/08, 10h)
📍 Ponto de partida: O roteiro em Santana sai do Estacionamento da Paróquia Sant'Ana (R. Voluntários da Pátria, 2060, Santana) e o curso acontece no Solar Da Marquesa De Santos (Rua Roberto Simonsen, 136, Centro)
🗓 Data e horário: 19 e 20/08
⚠️Inscrição: envie nome(s) e RG(s) via inbox @eduardo.polidori ou e-mail eduardo.polidori@gmail.com
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp / @eduardo.polidori
Para complementar, alguns outros roteiros, cursos e palestras que a curadoria do Viva SP Cultura achou bem interessantes também e ficam como dica extra:
👋 O Coletivo @garoa.acida, composto pelos guias Rafa Gushiken, Camila Diniz, Wel Souza e Erik Constantino, estão com 4 roteiros na programação da Jornada e vale demais a participação! Fizemos uma caminhada histórica com o Rafa e a Camila no início do ano pelo centro e foi incrível!
🧭 Roteiro(s) edição 2023: Complexo do Pacaembu: Arte, Sociedade & Identidade Esportiva Brasileira (19/08, 10h) / Brasil-Liberdade": caminhada histórico-cultural sobre todos os povos do bairro (19/08, 10h) / Rio, pontes e overdrives (20/08, 10h) / Santana-Carandiru: de Prisão a Cultura e Lazer (20/08, 14h30)
📍 Ponto de partida: depende do roteiro
🗓 Data e horário: 19 e 20/08
⚠️Inscrição: via Sympla
👉🏾 Mais informações em @garoa.acida e na programação oficial da Jornada.
🏠 Do solo para a vitrine: um sítio arqueológico sob a Pina Contemporânea
Curso. Responsável: Marcelo Rolim Manfrini
“O curso foca em apresentar ao grande público resultados de pesquisas arqueológicas realizadas durante as obras da Pina Contemporânea, que identificaram o sítio Escola da Luz. Fotos das escavações e imagens históricas usadas nas análises, além de algumas pranchas com fotos de peças arqueológicas.
📍 Ponto de partida: Praça da Luz, s/n - Bom Retiro (no Bosque da Leitura)
🗓 Data e horário: 19/08 às 14h. Duração 2h
⚠️Inscrição: via formulário
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp / @marcelo.manfrini
🏠 Vila Maria Zélia: Preservação e novos usos
Roteiro de visitas. Responsável: Kamilla Dourado da Silva
“A partir de uma caminhada pelas ruas da vila, o objetivo é perceber como algumas casas e prédios históricos deixaram de ser apenas patrimônio operário para fazerem parte de cenários de clipes, séries e novelas, reinventando as memórias desses espaços na contemporaneidade.”
📍 Ponto de partida: Vila Maria Zélia, Rua dos Prazeres, 362, Belenzinho
🗓 Data e horário: 19/08 às 14h.
⚠️Inscrição: via e-mail kamilla.dourado@unifesp.br
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp
🏠 Brás, Bexiga e Barra Funda: um percurso no tempo e espaço paulistano
Roteiro de visitas. Responsável: Ulysses Melo Carvalho
“Da literatura de Alcântara Machado para o patrimônio edificado paulistano, contextualizado. Com paradas estratégicas em alguns pontos do Bexiga, uma reflexão sobre a transformação da paisagem urbana e diversidades.”
📍 Ponto de partida: Teatro Oficina, Rua Jaceguai, 520, Bixiga
🗓 Data e horário: 20/08 às 9h.
⚠️Inscrição: via e-mail ulyssesgeo@gmail.com
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp
🏠 Território da Cinefilia: um passeio pelas primeiras edições da Mostra Internacional de Cinema
Roteiro Cultural. Responsável: Emerson Dylan Gomes Ribeiro
“Este roteiro pretende passear pelo que chamamos de "território da cinefilia", nas proximidades do MASP, conhecendo os espaços ocupados pela Mostra em seus primeiros anos, como as salas de cinema e os lugares de circulação do público e dos convidados.”
📍 Ponto de partida: Vão do MASP: Av. Paulista, 1578, Bela Vista
🗓 Data e horário: 19/08 às 10h.
⚠️Inscrição via formulário
👉🏾 Mais informações em @dph_sp / @smculturasp
🏠 A Pé pela Quebrada: Favela Galeria - Sesc Itaquera
“A Favela Galeria fica localizada no bairro da Vila Flávia, distrito de São Mateus, na zona leste de São Paulo, é considerada uma das grandes galerias de grafite a céu aberto da cidade. Caminhada para conhecer o bairro, os artistas locais e as obras de arte.”
📍 Ponto de partida: Sesc Itaquera: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera
🗓 Data e horário: 19/08 às 9h
⚠️Inscrição: via site do Sesc
👉🏾 Mais informações aqui
🏠 Da Biblioteca à Praça: Memórias da Av. do Sabão Sesc Santana.
“O roteiro propõe uma caminhada pela Estrada do Sabão, percorrendo as memórias afetivas inscritas no território e parada em locais como a casa do meio da rua, antigo bar do Carlita onde era realizado o sarau da Brasa, e hospital da Brasilândia”
📍 Ponto de partida: Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana
🗓 Data e horário: 9/08 às 9h
⚠️Inscrição: via site do Sesc
👉🏾 Mais informações aqui.
👀 Perfil SP
Às vésperas da 9ª edição da Jornada do Patrimônio, conversamos com a educadora Elisabeth Sant'Anna sobre a preservação da memória e patrimônio da cidade:
“Meu nome é Elisabeth Sant'Anna, sou Educadora e natural de São Paulo.
Eu acho que São Paulo não preserva adequadamente a história da cidade. Poderiam ter mais exposições, saraus, exibição de mais filmes de época e programas regulares que resgatassem a memória e mantivessem a história da cidade viva.
SP tem vários lugares que me fazem viajar no tempo. Me sinto voltando no tempo quando frequento a estação da Luz, por conta da arquitetura, e na Av. Vieira de Carvalho, no Centro, devido aos postes de iluminação. Deveriam falar mais sobre os lugares e detalhes que preservam a história.”
Embora a Jornada do Patrimônio seja um dos eventos mais legais do ano, ainda é algo muito pontual para dar conta do grande buraco negro que é o problema da falta de valorização e proteção do patrimônio histórico paulistano.
E, ainda mais com a extinção do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico) através de um decreto na última quarta-feira, 09/08, a preocupação com a proteção de imóveis ainda não tombados ou em processo de tombamento cresce significativamente. O coração chega a apertar ao pensar nos próximos capítulos, muito possovelmente sombrios, dessa história…
🚦 Farol Verde
Para mais indicações do que fazer em SP, não deixe de conferir a edição especial com o compilado de experiências culturais em agosto em SP:
Até a próxima!
Se você chegou até aqui, muito obrigada por nos ler!
A edição dessa semana saiu com atraso, mas foi o que teve para o momento… escrito a seis mãos e com muito carinho, esperamos que o guia te ajude a aproveitar a Jornada do Patrimônio ao máximo!
Se quiser falar conosco, basta responder esse e-mail mesmo ou deixar um comentário pelo botão abaixo:
Se você curtiu a newsletter e quer nos apoiar, não esquece de indicar para os amigos:
Chegou por aqui por indicação e quer continuar recebendo essa newsletter que é o puro suco de São Paulo? É só clicar no botão abaixo:
A Jornada do Patrimônio é um evento muito bom, mas realmente é um pontinho pequeno demais dentro do problema de falta de visibilidade e valorização do patrimônio histórico paulistano…
Alanaaaaaaaaaaaa, é tanta coisa pra fazer, que nem sei por onde começar... Amei esta edição, e adoro a curadoria da Aline! ♥♥♥
Obrigada meninas