Alguma coisa acontece: farol verde para o que fazer em julho em SP
Edição extra e especial com a curadoria cultural do que fazer no começo de julho em SP!
A Alguma Coisa Acontece é a newsletter gratuita do canal autoral e independente Viva São Paulo | Cultura e reúne histórias, causos, reflexões, experiências culturais e o que fazer em São Paulo. Afinal de contas, sempre acontece alguma coisa em SP!
Carta da editora: nos últimos tempos muitas pessoas nos escreveram contando que estão tentando diminuir o uso das redes sociais, mas que gostariam de continuar por dentro da programação cultural de São Paulo. Outras tantas têm nos dito que, como não acessam o e-mail no final de semana, por vezes acabam perdendo a data de alguma indicação do quadro Farol Verde. Pensando em tudo isso, cá no Viva São Paulo, resolvemos fazer um teste nesse próximo mês e ver como as coisas andam. O quadro Farol Verde, com a curadoria do que fazer na cidade, será transformado em uma edição extra da Alguma Coisa Acontece e será enviado quinzenalmente na quinta ou sexta-feira (vamos tentar adiantar para a quinta na próxima edição, só paciência que somos em poucos e o trabalho é muito).
Com essa edição extra quinzenal, vai ficar mais fácil de acompanhar o que acontece na cidade e se organizar para participar de tudo também. Se vai dar certo e vamos dar conta de dois envios extras por mês? Não sei dizer! Maaaas, cá estamos tentando, então, sem mais delongas, bora para a curadoria da programação cultural dos próximos dias em São Paulo!
Farol Verde
A 1ª quinzena de julho chegou, chegando!
🔹EXPOSIÇÕES PARA VISITAR E CURTIR🔹
💾 FILE no Centro Cultural Fiesp: Julho batendo na porta e, com ele, mais um FILE vem aí! O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, ocupa o Centro Cultural Fiesp, a partir de 5 de julho, com obras que exploram a intersecção entre arte, emoção e tecnologia. Entre as obras, sempre interativas, estão algumas promessas bem interessantes como a “Expanded Iris” (2022), da brasileira Anaisa Franco, que escaneia o olho do visitante e apresenta o micro-universo da íris com galáxias e nebulosas, além de instalações que refletem sobre os rastros digitais e, claro, vários jogos e atividades com avatares, VR e realidade aumentada. Toda a programação é GRATUITA e a FILE segue em cartaz no Centro Cultural Fiesp, na Av. Paulista, até 27 de agosto.
🖼️ Retratistas do Morro: Uma das exposições mais brasileiras de todas! A nova exposição do Sesc Pinheiros, Retratistas do Morro, constrói e revisita a memória e o viver brasileiro entre 1960 e 1990. As fotografias de Afonso Pimenta e João Mendes são de uma beleza ímpar e é impossível não se emocionar com as tantas referências da vida cotidiana e os belíssimos retratos das comunidades de Aglomerado da Serra, periferia de Belo Horizonte. As festinhas de aniversário em casa, o aparelho de som para CD, o clássico boteco de esquina… é de aguar os olhos! A entrada é GRATUITA e a exposição segue em cartaz até novembro.
🧸 Volta no tempo com os brinquedos japoneses: A Japan House segue arrebatando corações com suas exposições e, dessa vez não foi diferente. Para acompanhar o enorme sucesso de Japão em Miniaturas (que segue em cartaz no térreo), a nova exposição do 2º andar reúne mais de 100 brinquedos japoneses dos últimos 60 anos que ganharam o mundo e o coração de muita gente! Além da exposição, há ainda um espaço do brincar para adultos e crianças curtirem! A entrada é GRATUITA.
🔹NAS TELAS FORA DE CASA🔹
🎥 Japanese Film Festival na Cinemateca: De hoje até 9 de julho, a Cinemateca Brasileira e a Fundação Japão apresentam uma seleção de filmes que destacam a força e a variedade do cinema japonês contemporâneo. Thriller, drama familiar e até uma mescla de live-action e animação para retratar a indústria de animes! Todas as sessões são GRATUITAS e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.
🍿 Para se programar - Noitão OppenBarbie: Apesar de muito diferentes entre si, dois dos filmes mais aguardados do ano estreiam no mesmo dia. Oppenheimer, o novo drama dirigido por Nolan, discorre sobre o projeto Manhattan que levou ao desenvolvimento da bomba atômica. Já Barbie, dirigido por Greta Gerwig, é a aguardada comédia sobre uma das bonecas mais populares do mundo e que foi expulsa da Barbieland. Na dúvida entre qual filme prestigiar, o Petra Belas Artes faz uma edição especial do seu programa Noitão, a maratona de filmes na madrugada, no dia 21/07, com os dois lançamentos + um filme surpresa. Os ingressos custam a partir de R$40 e a pré-venda abre no dia 13/07, às 10h.
🔹POR AÍ EM SP🔹
⛱️ Praia de Paulista: Literalmente uma praia em São Paulo? O projeto “Praia de Paulista” é uma parceria do Estádio do Pacaembu, com o Goolaço e o Museu do Futebol e terá estrutura para quatro quadras de areia que poderão ser utilizadas para a prática de beach tennis e futevôlei pelo público! A utilização é GRATUITA, de terça a domingo, mediante agendamento neste link. O espaço conta ainda com cadeiras e guarda-sol e, quem quiser, pode levar cooler com bebidas e alimentos para consumir no local. Lembrando que a limpeza do espaço fica por conta do visitante, ok? Tem mais informações nessa matéria do site A Vida no Centro.
🍽️ SP Gastronomia no Parque Villa Lobos: a 1ª edição do Festival SP Gastronomia segue até domingo, 02/07, no Parque Villa-Lobos! A vasta seleção de restaurantes participantes inclui nomes queridinhos dos paulistanos: Hot Pork, Dalva e Dito, Capim Santo, Quincho e Make Hommus. Not War. Além das diversas delícias culinárias para todos os gostos, ainda rolam aulas, shows (Mariana Aydar, Toni Garrido, Ritaleena e muito mais) e conversas com grandes chefs. Ainda há ingressos disponíveis e é recomendado comprar antes de sair de casa. Compra antecipada aqui.
🎷 Sampa Jazz Festival: A 4ª edição do Sampa Jazz Festival acontece no domingo, 09/07, das 12h às 19h, no Parque Burle Marx. O festival reúne grandes nomes nacionais do jazz e blues, em um dia com muita música ao vivo e momentos de lazer. A entrada é GRATUITA!
🎊 Tanabata Matsuri: O já tradicional Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas, acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, das 10h30 às 18h, na Praça da Liberdade! O evento completamente GRATUITO conta com apresentações de dança, música e arte, além das barraquinhas com comidas típicas do Japão. No festival, os visitantes são convidados a escreverem os seus pedidos para os céus e amarrá-los nos bambus espalhados pelas ruas do bairro. Vale lembrar dos significados das cores dos tanzakus (as filipetas de papel que as pessoas usam para fazer pedido): branco para paz, amarelo para dinheiro, verde para esperança, vermelho para paixão e gratidão, rosa para amor e azul para saúde e proteção dos céus.
❄️ Para se programar - Festival de Inverno de Paranapiacaba: O anual Festival de Inverno de Paranapiacaba, carinhosamente chamado de FIP, será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho, na vila inglesa de Santo André. O festival conta com shows, exposição e várias outras atividades GRATUITAS, além do visual deslumbrante da antiga ferrovia da região - dignas de fotografias. Para quem vai de SP, vale já ir pensando no trajeto. Essa matéria do Catraca Livre traz boas informações para se programar.
🔹NOS PALCOS E CASAS DE SHOW DA CIDADE🔹
🎼 Ladrinho Hidráulico: Para a curadoria de shows, festas e peças de teatro da semana, indicamos a sempre ótima newsletter
. é certeiro nas indicações e a edição da semana está especialmente recheada. Acesse aqui.👒Passando o chapéu
O Viva São Paulo | Cultura é um canal autoral e independente, ou seja, não possui vínculo com qualquer órgão público ou equipamento cultural de São Paulo e também não possui patrocinadores fixos. Todo o conteúdo é GRATUITO e produzido por um pequenino grupo de apaixonados por cultura com o objetivo de facilitar as experiências e vivências culturais em São Paulo. Assim como você, acreditamos que o contato e acesso à arte e a cultura transformam cada um de nós e a cidade também! <3
Se você curte nossa curadoria cultural e quer incentivar a continuidade do nosso trabalho, agradecemos demais! Você pode apoiar o Viva São Paulo com qualquer valor e enviar a sua contribuição através da chave-pix vivacultura@dicaviva.com.br.
Assim como muitos artistas que dependem da contribuição do público para se manter em atividade passam o chapéu ao final da sua apresentação, essa é nossa forma de estender o chapéu para vocês também. 🙂
Ai de quem reclamar que não tem o que fazer em São Paulo, hein!
Ia dizer que essa era uma edição mais curta, mas acabou ficando grande também… oh, povo da cultura que gosta de escrever, né não? 😅
Se você nos leu até aqui, nosso muito obrigado e, no final de semana, aguarde pela edição tradicional com textos, reflexões e histórias!
Quer falar com a gente? É só responder esse e-mail ou deixar um comentário através do botão abaixo:
Chegou por aqui por indicação e quer continuar recebendo essa newsletter que é o puro suco de São Paulo? É só clicar no botão abaixo também:
Muito boa a curadoria cultural que vocês fazem de SP! O Rio de Janeiro precisava de uma igual. Aqui sentimos muito a extinção de um guia de programação cultural que havia em um jornal da cidade.
<3