Nota da editora: Você sabia que as feiras livres foram oficializadas em São Paulo no início do século XX? Elas já existiam informalmente, mas somente a partir de 1914 foram reconhecidas oficialmente e legalizadas. Hoje a cidade possui mais de 900 feiras e, provavelmente, você também tem uma feira perto de casa para chama de sua. Mas, na dúvida, para encontrar a feira mais próxima de você basta consultar esse documento da Prefeitura.
A edição dessa semana da Alguma Coisa Acontece nos leva diretamente para o melhor lugar para se comer um pastel com caldo de cana, além de trazer algumas feiras que vale a pena conhecer. Mas, antes da leitura do texto da semana, um lembrete da noite de jazz dessa semana em parceria com o Viva SP:
🥁 Diretamente dos metrôs cariocas para o palco em São Paulo: O multiartista Elias Rosa começou se apresentando nas ruas e metrô do Rio de Janeiro e, agora, leva toda sua pesquisa e essência da cultura afro periférica com pitadas de Jazz, Blues, Country, Folk, Drum & Bass Groove e Samba Rock para o palco do KiaOra, um renomado bar com música ao vivo no Itaim que apresenta noites de jazz toda quarta-feira. O show será um mergulho na música intuitiva afro experimental, inclusive com o uso do instrumento Hand Pan na releitura das músicas de Alceu Valença e Jackson do Pandeiro. Além disso, o show ainda conta com a participação da estelar @infinitesunnydays, diretamente de Londres. Dá uma olhada na vibe do Elias e Sunny juntos e já reserva o seu ingresso VIP no link abaixo:
📍 KiaOra Bar: R. Dr. Eduardo de Souza Aranha, 377 - Itaim Bibi
🗓 Quarta-feira, 24 de abril
⏰ Abertura da casa às 18h. Show às 20h30
🎟️ Reserva do ingresso aqui
Pastel com caldo de cana
Por Gabriela Souza, redatora do @vivasp_cultura
Me diz: para onde foi sua mente no exato momento em que leu essas palavras? Eu acredito que é impossível alguém pensar em PASTEL COM CALDO DE CANA e não imaginar uma feira de rua imediatamente. Ou feira livre, como são formalmente conhecidas. Tá, eu sei que existem pastelarias dedicadas somente a fritar um pastel na hora, seja ela qual for, para o cliente. Mas a vibe de uma feira de rua, com suas cores, cheiros, muvuca e pluralidade, e de quebra com um caldo de cana geladinho acompanhado de um pastel sequinho ao final de suas compras ahhhhh, ninguém me convence que uma pastelaria ganha disso.
Eu amo uma feira de rua. Ainda mais quanto mais eu aprendo sobre as vantagens da comida de verdade para nosso corpo, a chance de montar um cardápio semanal completo somente com coisas que posso comprar na feira e descascar ao invés de desembalar é indescritível. Para além disso, eu fico maravilhada com a diversidade de coisas: frutas, verduras, temperos, mas também panelas, roupas, plantas… o céu parece ser o limite para a criatividade dos feirantes, não só no que diz respeito às coisas comercializadas como também a forma de cativar clientes. A batida frase "moça bonita não paga, mas também não leva" hoje dá lugar a uma variedade de kits e promoções e oportunidades de provar os diversos alimentos antes de comprar - o que acaba sempre me convencendo a comprar mais coisas que preciso (ah, o capitalismo!).
Eu me mudei recentemente e tive que achar uma nova feira para chamar de minha. Eu confesso que era apaixonada na feira do meu bairro anterior e sinto muita saudade. Já conhecia as barracas e os feirantes que eu mais gostava, eles até separavam ou traziam coisas especiais só para mim - uma vez precisei de milho na espiga e, sim, fui pedir a um feirante que me vendia quase toda a semana e magicamente apareceu meu milho na espiga na semana seguinte!
Ainda estou me adaptando ao novo bairro e confesso que ainda não me sinto em casa na nova feira - só fui uma vez, afinal. Mas aguardo ansiosa para conseguir decorar o nome dos meus novos feirantes favoritos e construir uma relação de pertencimento ao meu novo bairro, com seus moradores, costumes e, óbvio, com sua feira. Tudo isso, regado a um pastel com caldo de cana, obviamente!
🚦 Farol Verde
Sua dose semanal de arte e cultura
Sim, a gente sabe que você provavelmente tem uma feira favorita perto de casa. Mas, caso queira conhecer uma diferente qualquer hora, separamos algumas feiras que gostamos e que valem a visita:
🔹FEIRA E CAFÉ DA MANHÃ ORGÂNICO🔹
Uma das mais famosas feiras orgânicas de São Paulo acontece semanalmente no Parque da Água Branca. Organizada pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO), a feira conta com hortaliças, frutas e outros itens orgânicos. Paralelamente à feira, na área aberta, acontece o Café da Manhã Orgânico com combo de café da manhã (R$46/pessoa) ou consumo de itens individuais, tudo orgânico, é claro. São bolos, pães, pastas e geleias para comer enquanto aprecia a natureza ao redor. Os dias e horários da feira e café da manhã estão nas informações abaixo.
📍 Parque Água Branca: entrada pela R. Dona Ana Pimentel - Água Branca
⏰ Sábados, domingos e terças, das 7h às 13h
👉🏾 Mais informações em @aaorganica e @aguabrancaparque
🔹A FEIRA MAIS ANTIGA DE SP🔹
Você sabe qual a feira livre mais antiga ainda em funcionamento em SP? Ativa desde 1915, a mais antiga feira de rua da cidade é a Feira do Brás, que acontece nas terças-feiras, pertinho da estação Bresser-Mooca (linha vermelha) do metrô. Atualmente a feira conta com mais de 70 barracas semanalmente.
📍 Largo Moraes de Barros: R. Firmiano Pinto - Brás
⏰ Terças, das 8h às 14h
👉🏾 Mais informações aqui
🔹FEIRA NOTURNA🔹
Ok, sabemos que Barueri não é exatamente São Paulo, mas por lá acontece uma das maiores feiras noturnas do estado e pode ser um bom passeio para a família toda. Além das barracas tradicionais de frutas, legumes e vegetais, há brinquedões para as crianças e diversas opções de comida. Dá para garantir as frutas e legumes da semana e, de quebra, fazer um passeio diferente!
📍 Av. Alziro Soares - Jardim Silveira, Barueri/SP
⏰ Terças, a partir das 17h
👉🏾 Mais informações em @feiranoturnabarueri
🎭 Para outras dicas do que fazer em São Paulo, não deixe de conferir a edição com um guia de exposições em SP e a nossa curadoria especial de espetáculos de teatro musical:
É dia de feira. Quarta-feira, sexta-feira, não importa a feira-a
E aí, você também tem alguma feira de rua para chamar de sua ou alguma favorita? Manda para a gente aqui na caixa de comentários ou pode respondeer diretamente este e-mail. :)
E se você chegou até aqui, muito obrigada por nos ler! Semana que vem a gente volta com mais causos, experiências culturais e lugares para conhecer em SP!
Ah, e não esquece: quer nos ajudar a fazer a Alguma Coisa Acontece chegar até mais gente? Então aproveita para indicar para os amigos!!
A Alguma Coisa Acontece é a newsletter do canal autoral e independente Viva São Paulo | Cultura e reúne histórias, causos, reflexões, experiências culturais e o que fazer em São Paulo. Afinal de contas, sempre acontece alguma coisa em SP!
Nossa, essa edição me pegou na veia!
Eu adoro feira de rua! E, de quebra, vai aí uma curiosidade: segunda é o único dia da semana sem feira na cidade então, hoje esse email veio suprir essa lacuna!