Alguma coisa acontece: coisas paulistanas e a noiva que foi para a balada
As grandes e pequenas coisas que só acontecem em SP e a gente nem se dá conta.
Coisas bem paulistanas
Por Alana Carvalho, editora do @vivasp_cultura
Muito além do apelido de Terra da Garoa (que, vamos combinar, deixou de ser verdade faz é muito tempo) e do famoso sanduíche de mortadela do Mercadão, tem algumas coisas que são bem paulistanas e a gente acaba não se dando conta. O “deixar a esquerda livre” no metrô é um desses exemplos. A gente vai para o Rio de Janeiro ou algum outro estado brasileiro e, na hora de sair às pressas do metrô, cadê o lado livre nas escadas?
E, dia desses pesquisando coisas aleatórias na internet, qual não foi a minha surpresa ao descobrir que aqueles estabelecimentos tipo Bar e Lanches (conhecido por uns como restaurante, lanchonete para alguns e boteco para outros) são centenários na cidade e característica marcante de São Paulo? Se você não sacou ainda sobre o que é o estabelecimento Bar e Lanches é aquele lugar que sempre tem balcão, uma cabine para pagamento e opções para o dia inteiro no cardápio. Café coado, pão na chapa e pão de queijo para o café da manhã, PFs bem servidos para o almoço, lanches a qualquer hora do dia e, claro, a cervejinha para encerrar o dia. Se o café e a cerveja ainda forem servidos no copo americano, aí é o retrato mais perfeito da cena paulistana.
Sabe as feiras de rua, com nosso tão amado pastel e caldo de cana? Coisa tipicamente paulistana! Na semana passada mesmo, a Bruna do @experimente.sp, comentou sobre isso nos Stories e compartilhou seu choque ao descobrir que feira de rua não é algo que existe em outros estados e cidades.
É, São Paulo, São Paulo, quem te conhece, te reconhece nas grandes e pequenas coisas também. <3
👀 Perfil SP:
Causos, histórias e impressões de SP pelos olhos de quem vive aqui.
Seguindo na lógica das coisas muito paulistanas, a história de hoje é uma daquelas que só poderia ter acontecido em SP. Quem nos conta sua noite memorável e cheia de calor humano é a Dunia Raya:
“Então, tenho alguns amigos que adoram balada. Um dia a gente tinha combinado de ir na The History*, mas acabamos não indo… então eu falei ‘bom, então no dia do meu casamento eu vou pra The History’. Ninguém estava botando fé… meu marido, na época noivo, falou ‘não, cê acha? Vai chegar o fim da festa de casamento (que seria 2 da manhã), e a gente vai tá muito cansado, ninguém vai ter pique pra ir pra balada. Não, a gente não vai’. E eu insistindo ‘a gente vai sim!’! Ele mesmo falando que não queria ir.
Aí chegou o dia do casamento (...) e a festa acabava às duas da manhã. Quando era uma da manhã mais ou menos, comecei a pensar assim: ‘meu casamento não pode acabar assim do nada… ter esse final, acabou, cada um vai pra sua casa e pronto. Não, a gente tem que fazer uma coisa diferente!’
Todo mundo ainda estava muito animado e, né, bebaço também… E aí começou a movimentação dos nossos amigos e eu também:
- Ah, vamos pra balada?
- Vamos? Vamos!
Nisso meu marido só dizendo que não ia, que não ia e tal. A gente chegou no meio da pista e começamos a chamar mais gente e, no fim, juntamos umas 15 pessoas pra ir pra balada.
Antes de ir embora, a assessoria de casamento ainda veio me perguntar se eu não ia trocar de roupa e eu só respondi: ‘Não, imagina! Eu vou vestida de noiva e ele vai vestido de noivo, porque é uma coisa super inusitada. E outra, não pagamos barato pela festa e pelo vestido, né? Eu vou de noiva e vou aproveitar tudo até o fim!’.
Então, lá fui eu de noiva, ele de noivo e uma galera junto. Chegamos na The History e o pessoal… nossa, foi muito legal! Muito, muito, muito, muito!
Logo de cara já vieram perguntando:
- Isso é despedida de solteiro ou casamento?
- É casamento, a gente acabou de casar e veio direto!
Aí o pessoal enlouqueceu! O pessoal que estava na balada fez um corredor e eu passei no meio… todo mundo impressionado e eu só lá no meio dançando. Foi um evento, parecia cena de filme, sabe?
Todo mundo queria tirar foto da gente, com a gente… e até o DJ chamou a gente para subir na cabine! Era uma daquelas cabines que se movimenta pra cima e pra baixo, sabe? A gente subiu e desceu e todo mundo só filmando a gente. Não é todo dia que se vê uma noiva na balada, né? Mas, assim, nossa! Foi inesquecível mesmo e é uma memória que vou carregar pro resto da minha vida, sabe?”
Dunia e Tanos Raya são libaneses e se casaram no dia 14 de julho de 2023, quando São Paulo enfrentava um frio que há muito tempo não via. Porém, frio nenhum foi capaz de afetar a noite dos dois em meio a tanta alegria, ideias inusitadas e calor humano.
*The History é uma casa noturna paulistana conhecida por suas festas e noites inspiradas nas discotecas dos anos 80.
🚦 Farol Verde
Sua dose semanal de arte e cultura para curtir a cidade:
🛍️ Festival Criativo no parque: 3 das maiores feiras de pequenos empreendedores de São Paulo se reúnem para um grande festival criativo nesse final de semana (25 e 26/11, das 11h às 18h). O Festival Criativo acontece no Parque Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (acesso próximo ao Museu Afro Brasil), e conta com mais de 130 marcas autorais, diversas opções gastronômicas, Live Painting, música ao vivo e muito mais! O evento é uma realização da @fesfeira @mixturacriativa e @feiradasideias e tem entrada GRATUITA.
👾 Semana Geek SP: O universo Geek toma conta de São Paulo até domingo, 26/11! A Semana Geek SP apresenta sessões de cinema de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso em vários pontos da cidade, Star Wars: A Ascensão Skywalker no Cine Elevado no Minhocão (sessão ao ar livre), shows e apresentações com as trilhas sonoras de filmes e muito mais. Todas as atividades são GRATUITAS. Confira a programação completa aqui.
🖼️ Novas exposições em SP: Para quem não dispensa a oportunidade de visitar alguma exposição, uma boa pedida é a Ocupação Machado de Assis no Itaú Cultural que celebra um dos maiores (se não o maior) escritor brasileiro de todos os tempos. Já na Japan House, encanta-se pelos fofíssimos robôs de companhia com a exposição Convivendo com Robôs. Por fim, no anexo do CCBB, abriu essa semana a lindíssima BIENALSUR: Signos na Paisagem com obras que refletem sobre as relações entre humanos e o ambiente natural, e as modificações que causamos na natureza. Todas as exposições têm entrada GRATUITA.
🔹MAIOR FESTIVAL DE CHOCOLATE DA AMÉRICA LATINA EM SP🔹
O Chocolat Festival São Paulo está chegando na cidade para delírio dos amantes de chocolate! A cidade vai ficar mais doce entre 30/11 e 03/12 com tanta programação boa e, claro, expositores com os melhores chocolates para degustar e levar para casa.
Esculturas em chocolate, experiência lúdica sobre o cultivo de cacau, exposição sobre a história do chocolate, show cooking (aulas ao vivo com grandes chefs) e aulas de gastronomia e recreação para as crianças.
O festival acontece no Centro de Eventos São Luís, pertinho da estação Paulista do metrô, e os ingressos já estão à venda. Vale lembrar que os ingressos são limitados, então já corre para garantir o seu!
📍 Centro de Eventos São Luís: R. Luís Coelho, 323 – Consolação
🗓 30/nov a 03/dez
📝Confira a programação completa.
🎟 R$10 (meia) e R$20 (inteira). Compra do ingresso aqui.
*Publicidade*
Beijinho, beijinho, tchau, tchau!
Semana que vem a gente volta com novas histórias, reflexões, causos e experiências culturais em SP. Muito obrigada por nos ler!!
Quer falar com a gente ou mandar uma história que aconteceu com você na cidade? É só responder este e-mail mesmo ou deixar um comentário na caixinha abaixo:
Quer nos ajudar a fazer a Alguma Coisa Acontece chegar até mais gente? Não deixa de indicar para os amigos!!
A Alguma Coisa Acontece é a newsletter gratuita do canal autoral e independente Viva São Paulo | Cultura e reúne histórias, causos, reflexões, experiências culturais e o que fazer em São Paulo. Afinal de contas, sempre acontece alguma coisa em SP!
Que história legal a da noiva baladeira!
Quanto aos "bar e lanches" e às feiras: tem no Rio de Janeiro também. O copo americano também é multiuso no Rio de Janeiro. Quando anunciaram o fechamento de algumas filiais da Starbucks numa pagina da cidade, eu comentei que quem toma o seu cafezinho em copo americano na padaria ou no boteco não vai sentir a menor falta. E muita gente concordou comigo.
Amei a história da noiva na balada!!!